quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Novo Rei


Metáfora - Ecologia

Há muito tempo atrás em um reino distante, mais um reinado chegava ao fim. O rei, um homem justo e correto estava morrendo. Em seus aposentos no castelo, estavam ao seu lado os seus ministro, conselheiros, a rainha e o príncipe, legítimo herdeiro do trono.
O mais experiente e sábio conselheiro do rei percebeu a fisionomia preocupada do príncipe. Com cautela e discrição, chamou o príncipe para uma conversa particular. Levou-o a área externa do castelo, de onde podia se avistar uma grande parte do reino.
- O que o preocupa meu príncipe? - perguntou o conselheiro.
- O reino do meu pai... eu aceito e admiro a forma que meu pai governou o reino até hoje, mas vejo outras maneiras de fazê-lo! Porque precisamos viver em clima de guerra com o reino do norte? Poderíamos muito bem viver em paz! Gostaria que o nosso povo me respeitasse, assim como respeita o meu pai. Não por medo, mas por admiração! E tantas outras mudanças que eu sei que ele não aprovaria...
O conselheiro assentiu com a cabeça, aproximou-se do príncipe, o abraçou com carinho e o levou mais próximo da murada do castelo. Apontando em direção ao vasto reino que se estendia diante de seus olhos, disse:
- Esse reino que você vê, não é o reino que o seu pai recebeu do seu avô. Seu pai fez o que ele poderia fazer de melhor por ele. E por isso ele foi considerado um bom rei. Agora, você deve fazer o que você acredita ser melhor para o seu reino. E isso será um motivo de orgulho para o seu pai onde ele estiver.

Um comentário: